quarta-feira, 18 de maio de 2011

Prefeita de Contagem anuncia antecipação de novo Fórum e acordo salarial em reunião na Câmara




A Câmara Municipal de Contagem recebeu, nesta terça-feira, duas boas notícias da Prefeita de Contagem, Marília Campos (PT). Em reunião com os vereadores da Casa, a representante do Executivo anunciou que a construção do novo Fórum do município será antecipada em dois anos pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), devendo ter início no segundo semestre de 2012. Outro assunto tratado foi o acordo da Prefeitura com os servidores da Saúde, Educação e Administração Pública na campanha salarial deste ano, cujo projeto de lei foi entregue, na ocasião, ao Legislativo.
De acordo com Marília Campos, o local e os recursos para a construção da nova sede da Comarca de Contagem já estão disponíveis, e o Tribunal utilizará os projetos dos Fóruns de Juiz de Fora e Uberlândia para a construção em Contagem. A Prefeita destacou ainda que, durante a reunião no TJMG nesta semana, foi anunciada também a instalação de duas Varas da Justiça Federal na cidade. "Isso tudo é muito importante para Contagem, principalmente para a população mais carente. E devemos essas conquistas, além da Prefeitura, aos vereadores do município", disse Marília Campos.
Em consonância com a Prefeita, o presidente da Câmara, Vereador Professor Irineu Inácio da Silva, destaca que a participação do Legislativo foi importante nas negociações para que a Comarca de Contagem tenha uma sede com as condições adequadas para trabalhadores e usuários. "A construção do novo Fórum é uma demanda antiga da cidade, e estivemos em vários encontros, tanto na Assembleia quanto no Tribunal de Justiça, cumprindo nosso papel de representantes do povo".
A questão do novo Fórum também foi abordada na reunião plenária da semana, principalmente pelo vice-líder do Executivo na Câmara, Vereador Gustavo Gibson (PT), que destacou que o prédio ocupará área de 40.000 m², próximo à garagem da Empresa São Gonçalo, e com investimento de cerca de R$ 55 milhões. "Não é apenas questão de conforto para os usuários e trabalhadores do Fórum, uma estrutura física adequada é uma ferramenta de trabalho essencial para o Judiciário, pois ele é um dos principais alicerces para o Estado e a Democracia. Por isso, parabenizo a Prefeita Marília Campos, os deputados envolvidos na questão, e aos vereadores desta Casa". 
Campanha salarialAlém de ressaltar a importância da celeridade na construção da sede da Comarca, a Prefeita Marília Campos comentou, na reunião com os vereadores, o acordo com os trabalhadores da Educação, Saúde e Administração Pública. Segundo a representante do Executivo, em relação aos servidores da Saúde, haverá reposição salarial integral.

E, no caso da Educação, haverá reposição das perdas salariais - com aumento de 6,3% -, paga em uma parcela, inclusive para servidores comissionados; além de equiparação da rede pública com a Funec (Fundação de Ensino de Contagem), paga em duas parcelas. Outra medida importante para a Educação seria uma melhoria significativa na gratificação para diretores e vice-diretores. "Nesse sentido, nossa proposta é a melhor da Região Metropolitana", declarou Marília Campos.
Em relação à campanha salarial, o presidente da Câmara lembrou que, com envolvimento do Legislativo, os debates começaram, no último ano, na discussão do Plano de Carreira, e a expectativa é positiva para os resultados. "No ano passado, a Câmara garantiu, no Plano de Carreira, a equiparação dos servidores da Educação com os da Funec, e isso está sendo contemplado, assim como a correção salarial pelo índice da inflação (INPC)", destacou Irineu Inácio. "Tivemos a antecipação nas negociações e, com isso, o projeto começa a tramitar na casa, empreendemos os debates, e esperamos aprová-lo o mais rápido possível para que todos ganhem", concluiu.

Fonte: http://www.cmc.mg.gov.br/CMC_Site/site/Noticia?ACAO=exibirNoticia&idNoticia=613&

Nenhum comentário:

Postar um comentário