quarta-feira, 18 de maio de 2011

Grupo da Melhor Idade do Petrolândia reúne 600 pessoas em Festa das Mães

A Obra Social Maria do Carmo Fonseca da Silva, apoiada pelo presidente da Câmara Municipal de Contagem, Vereador Professor Irineu Inácio da Silva (PSDC), realizou nesta semana, com a presença de mais de 600 pessoas beneficiadas pelo projeto, uma festa em comemoração ao Dia das Mães. O evento reuniu principalmente as mulheres do Grupo de Convivência Melhor Idade da Região do Petrolândia, e foi marcado por várias atividades, incluindo exercícios orientados, hidroginástica, dança, sorteio de prêmios, apresentação do coral do projeto e um almoço especial.

Prestigiando o evento com sua presença, a Prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), parabenizou todas as mães de Contagem, e destacou a importância da iniciativa do vereador em atender a população e em homenagear as mulheres. “Gostaria de agradecer ao Irineu, que, além de prestar um relevante serviço para as pessoas com esse projeto, reconhece a importância de mulheres que se preocupam em cuidar, de forma obstinada e comprometida, da nossa cidade, da casa e dos filhos”, declarou a representante do Executivo, antes de sortear um dos prêmios oferecidos no evento.

Felizes com o dia de lazer, as participantes exaltaram a importância do projeto e da confraternização, especialmente para os idosos. “Isso nos faz viver e previne a depressão, pois nos valoriza. Dançamos, conversamos, convivemos e, por isso, esse projeto é tudo na nossa vida”, destacou Maria do Carmo Peixoto, de 73 anos. Concordando com sua acompanhante, uma das mais velhas da turma, Maria Rosa de Lima, de 89 anos, confessou que aproveitou o dia para dançar, conversar e brincar bastante. “É um barato, faço ginástica toda sexta, e aproveito muito as festas”, disse.

Em seu discurso na confraternização, o Vereador Professor Irineu Inácio valorizou todas as mães contagenses, na figura das participantes do Grupo, e externou a alegria em poder conviver com essas mulheres especiais. “Apesar de não ter mais a minha mãe, estou muito feliz hoje, pois ganhei, nessa Obra, muitas mães, que quero abraçar. Gostaria também de agradecer a todos que participam e trabalham pelo projeto, e pedimos que Deus nos ilumine, para que possamos mantê-lo por muitos anos”. 

Projeto beneficia centenas de pessoas

Consolidada no final de 2005, a Obra Social Maria do Carmo Fonseca Silva desenvolve trabalho social e educativo na região do Petrolândia junto aos mais carentes, com o objetivo de resgatar a autoestima da população. Apoiado pelo Vereador Professor Irineu Inácio da Silva, o projeto oferece, para centenas de pessoas toda semana, atendimentos médicos, odontológicos, jurídicos e psicológicos, cursos de informática, escolinha de futebol e o Grupo de Convivência.

Participando do Grupo de Convivência há três anos, Regina Cezarino destaca que se envolve, com alegria, nas diversas atividades oferecidas. “Frequento, com prazer, essa turma - faço ginástica, hidroginástica e trabalhos manuais. Para mim, participar desse grupo é exercitar a criatividade, buscar boas amizades, distração, melhorar a saúde e, principalmente, trocar experiências. Sinto-me muito valorizada nesse projeto”, destacou. “Desejo um caminho cheio de vitórias para as mães e que todas participem de um grupo como esse, porque é aqui que se curam todas as dores e vêm os melhores presentes”, concluiu a “Vovozona”, como é conhecida entre o grupo.

A maestrina do coral do grupo, Maria Luiza da Silva, e sua mãe, Almerita Domingos da Silva, que frequentam o grupo há mais tempo, ressaltaram que a Obra Social acolhe crianças e idosos, realizando a “promoção humana” dos participantes. “Além da convivência sem exclusão social, esse trabalho, que é muito intenso e completo, ajuda a saúde física e psíquica das pessoas que participam. E tem também o trabalho com as crianças e jovens, acolhendo e promovendo a todos”, destacou a primeira. “São muitas pessoas que são beneficiadas pelo projeto, que é grandioso e demonstra a preocupação do vereador com a promoção das pessoas”, concluiu Almerita Silva.




Nenhum comentário:

Postar um comentário