segunda-feira, 14 de março de 2011

Vereador Prof. Irineu participa de discussão acerca da construção do Novo Fórum para Contagem




O Poder Legislativo de Contagem - representado pelo presidente da Câmara Municipal, Vereador Professor Irineu Inácio da Silva - participou, na última terça-feira, dia 1º, de reunião com a presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), para discutir a necessidade de maior celeridade na construção de um novo Fórum para o Município. Unidos por esse objetivo, participaram do debate a prefeita de Contagem, Marília Campos; o diretor do Foro da Comarca de Contagem, juiz Arilson D'Assunção Alves; e o deputado estadual Durval Ângelo.
De acordo com o diretor do Foro de Contagem, é de conhecimento geral que o atual Fórum não apresenta as condições adequadas, e, por isso, é importante a conscientização do Judiciário para a urgência de se construir um novo prédio. "A situação do Fórum é pública e notória, de calamidade. Então, nem tratamos desse assunto em detalhes nesta reunião, por ser de conhecimento geral. Discutimos, de forma produtiva, questões técnicas e ligadas a uma movimentação do Judiciário no sentido de construir a nova sede da Comarca de Contagem", destacou o juiz.
Apesar de o Judiciário já possuir o terreno para a construção, a lista de prioridades do Tribunal não contemplaria essa obra antes de 2014. Entretanto, os participantes da reunião saíram otimistas com a disposição do presidente do TJMG em acelerar os processos para a resolução do problema antecipadamente. "Embora o desembargador Claudio Costa tenha nos colocado que há uma série de entraves burocráticos e questões técnicas, ele vai empenhar todos os seus esforços para que essa construção seja uma prioridade", destacou o presidente da Casa Legislativa.
"Parece que Contagem não figuraria nos primeiros lugares no cronograma de prioridades do Tribunal de Justiça. No entanto, sentimos, dos órgãos técnicos de engenharia e da própria presidência, que Contagem é prioridade e que vai haver uma tentativa, um movimento, no sentido de que a construção de sua sede seja realmente prioridade", acrescentou o diretor do Foro, com a concordância da Prefeita Marília Campos.União pelo novo FórumPara o juiz Arilson Alves, o apoio de todos os contagenses, especialmente das instituições que participaram da reunião, é essencial para que a construção do Fórum seja antecipada. "Isso fortalece a nossa luta. Por isso, agradecemos muito a participação da Câmara e da Prefeitura, através de seus representantes maiores, e do deputado", destacou o diretor do Foro. "Eu me dispus a acompanhar a reunião, uma vez que esse interesse é comum, de todos aqueles que conhecem Contagem, que têm suas origens no Município e que trabalham em Contagem. Então, temos que unir esforços para que a construção aconteça", concluiu.
Em consonância com o juiz, o presidente da Câmara destacou que o papel do Legislativo é de ajudar a sensibilizar o Judiciário da necessidade da construção do novo Fórum. "Enquanto representantes do povo, temos uma importância política muito grande. E o nosso papel é mostrar a urgência dessa obra e ajudar a viabilizar essa construção, visto que o cidadão contagense, as pessoas que utilizam o Fórum, e os juízes e outros que lá trabalham enfrentam muitas dificuldades, pois as instalações são muito precárias", finalizou o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário