segunda-feira, 14 de março de 2011

O presidente da Câmara, Irineu Inácio, intermediou negociações com a Copasa

Córrego será canalizado

O presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Irineu Inácio (PSDC), se reuniu no fim de fevereiro com o superintende da Copasa, Túlio Tomagnini, cobrando obras estruturais para a regional do Petrolândia. Com as chuvas de verão, a situação dos córregos e encostas próximos aos bairros Tropical e Petrolândia preocupa aos moradores. Desde 2007 que obras para reconstrução das galerias no córrego Imbiruçu estão paralisadas. O presidente da Câmara destacou a importância da canalização córrego Imbiruçu e de obras de infraestrutura em áreas próximas. O vereador recebeu uma resposta positiva do representante da Copasa. Segundo Tomagnini, a companhia está buscando financiamento para a obra no município. "A Copasa não é uma companhia urbanizadora, mas de saneamento. Entretanto, algumas vezes, ela avança um pouco mais por falta de estrutura de alguns municípios, o que não é o caso de Contagem", destacou Tomagnini. "Nesse caso, estamos buscando financiamento junto à Caixa e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) para resolver o problema de saneamento da regional do Petrolândia, incluindo a construção de galerias e canais, além de drenagem profunda de outras áreas. A partir disso, caberá à prefeitura obras de urbanização, incluindo ruas e bocas de lobo", acrescentou o especialista, ressaltando, no entanto, que o início das obras deve demorar pelo menos um ano. Embora um pouco decepcionados devido ao tempo que ainda terão de esperar pelas obras, os moradores presentes na reunião se mostraram satisfeitos com o esclarecimento da situação. O presidente da Câmara destacou que esse é o papel dos vereadores como representantes do povo. "Cabe a nós, vereadores, intervir para resolver os problemas da população que chegam até nós", concluiu.

Vereador Prof. Irineu participa de discussão acerca da construção do Novo Fórum para Contagem




O Poder Legislativo de Contagem - representado pelo presidente da Câmara Municipal, Vereador Professor Irineu Inácio da Silva - participou, na última terça-feira, dia 1º, de reunião com a presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), para discutir a necessidade de maior celeridade na construção de um novo Fórum para o Município. Unidos por esse objetivo, participaram do debate a prefeita de Contagem, Marília Campos; o diretor do Foro da Comarca de Contagem, juiz Arilson D'Assunção Alves; e o deputado estadual Durval Ângelo.
De acordo com o diretor do Foro de Contagem, é de conhecimento geral que o atual Fórum não apresenta as condições adequadas, e, por isso, é importante a conscientização do Judiciário para a urgência de se construir um novo prédio. "A situação do Fórum é pública e notória, de calamidade. Então, nem tratamos desse assunto em detalhes nesta reunião, por ser de conhecimento geral. Discutimos, de forma produtiva, questões técnicas e ligadas a uma movimentação do Judiciário no sentido de construir a nova sede da Comarca de Contagem", destacou o juiz.
Apesar de o Judiciário já possuir o terreno para a construção, a lista de prioridades do Tribunal não contemplaria essa obra antes de 2014. Entretanto, os participantes da reunião saíram otimistas com a disposição do presidente do TJMG em acelerar os processos para a resolução do problema antecipadamente. "Embora o desembargador Claudio Costa tenha nos colocado que há uma série de entraves burocráticos e questões técnicas, ele vai empenhar todos os seus esforços para que essa construção seja uma prioridade", destacou o presidente da Casa Legislativa.
"Parece que Contagem não figuraria nos primeiros lugares no cronograma de prioridades do Tribunal de Justiça. No entanto, sentimos, dos órgãos técnicos de engenharia e da própria presidência, que Contagem é prioridade e que vai haver uma tentativa, um movimento, no sentido de que a construção de sua sede seja realmente prioridade", acrescentou o diretor do Foro, com a concordância da Prefeita Marília Campos.União pelo novo FórumPara o juiz Arilson Alves, o apoio de todos os contagenses, especialmente das instituições que participaram da reunião, é essencial para que a construção do Fórum seja antecipada. "Isso fortalece a nossa luta. Por isso, agradecemos muito a participação da Câmara e da Prefeitura, através de seus representantes maiores, e do deputado", destacou o diretor do Foro. "Eu me dispus a acompanhar a reunião, uma vez que esse interesse é comum, de todos aqueles que conhecem Contagem, que têm suas origens no Município e que trabalham em Contagem. Então, temos que unir esforços para que a construção aconteça", concluiu.
Em consonância com o juiz, o presidente da Câmara destacou que o papel do Legislativo é de ajudar a sensibilizar o Judiciário da necessidade da construção do novo Fórum. "Enquanto representantes do povo, temos uma importância política muito grande. E o nosso papel é mostrar a urgência dessa obra e ajudar a viabilizar essa construção, visto que o cidadão contagense, as pessoas que utilizam o Fórum, e os juízes e outros que lá trabalham enfrentam muitas dificuldades, pois as instalações são muito precárias", finalizou o vereador.